quarta-feira, 2 de abril de 2025

Justiça Restaurativa é a pauta do ‘Era Só o Que Faltava’ desta quinta-feira (3), a partir das 20h, na Rádio Pop FM de João Pessoa (89,3)




Justiça Restaurativa é a pauta do ‘Era Só o Que Faltava’ desta quinta-feira (3), a partir das 20h, na Rádio Pop FM de João Pessoa (89,3). O convidado de Fernando Patriota e Glória Ayres, para conversar e responder sobre esse assunto, é o coordenador adjunto do Núcleo da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz de Direito, Max Nunes de França.


A Justiça Restaurativa é um modelo alternativo ao sistema tradicional de Justiça Criminal, que prioriza a reparação do dano e a restauração das relações sociais ao invés da punição retributiva. Ela se baseia na participação ativa da vítima, do ofensor e da comunidade na busca por soluções que promovam a responsabilização, o diálogo e a reconciliação.


Diferente da justiça punitiva, que muitas vezes se concentra exclusivamente na punição do infrator, a Justiça Restaurativa busca compreender as causas do conflito e reparar os danos causados, proporcionando oportunidades para que todas as partes envolvidas possam expressar seus sentimentos, necessidades e perspectivas. Esse modelo tem sido amplamente utilizado em diversos contextos, como crimes de menor gravidade, violência doméstica, bullying escolar e conflitos comunitários.


Então, se liga, ‘Era Só o Que Faltava’ nesta quinta-feira (3), às 20h, na Rádio Pop FM de João Pessoa (89,3) vai tratar sobre Justiça Restaurativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Julgamentos de feminicídio aumentam em 17%, aponta CNJ

A Justiça brasileira julgou, em média, 42 casos de feminicídio por dia em 2025, um aumento de 17% em comparação ao ano anterior. Ao todo, fo...