Por: Josélio Carneiro de Araújo - Jornalista e policial penal
A busca contínua pela eficiência na prestação dos serviços públicos e transparência na gestão. Eis a essência da Portaria nº 01NOR/GS/SEAP, de 11 de abril de 2025 que disciplina a atuação e atribuições das unidades administrativas nos Planos de Assessoramento e Instrumental da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Estado da Paraíba – SEAP.
A Portaria, assinada pelo secretário João Alves, está publicada no Boletim Interno nº 139, edição da sexta-feira (11), e o blog oreporter10.blogspot.com a reproduz na íntegra pelo oportuno e eficaz documento muito bem elaborado. Eu diria carta norteadora, cartilha para consulta e aplicação no dia a dia por gestores das unidades prisionais, gestores de gerências, subgerências e a todo e qualquer policial penal e servidor administrativo engajado nesse processo contínuo de, coletivamente, fazer a Seap-PB evoluir no passo a passo de melhor servir aos públicos interno e externo, com base no que preconiza a Lei de Execuções Penais – LEP- LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984.
O conteúdo da citada Portaria, senhoras e senhores, é, fundamentalmente, Planejamento Estratégico. Os avanços de uma instituição pública ou de uma empresa somente são alcançados com estratégias devidamente planejadas. Considero que todos nós, técnicos administrativos e policiais penais somos atores importantes nessa engrenagem que busca a excelência no serviço, no caso da Seap, o serviço público.
Uns mais, outros menos, cada um é protagonista na necessidade urgente de revolucionar o sistema prisional paraibano, a nossa quase centenária Seap-PB. Estatutários, comissionados, ou prestadores de serviço, o senso de responsabilidade deve estar em todos nós, o exército que dá o suporte aos secretários, à Chefia de Gabinete.
Enfim, parabenizo o secretário João Alves por estar à frente de uma gestão que busca no presente, além de executar o hoje, planejar o futuro. Como ele costuma dizer: ‘vocês é quem devem saber a Polícia Penal que querem’. Dr. João está fazendo sua parte, com nossa colaboração, e nós devemos, hoje e amanhã, como temos feito, sempre abraçar a causa, por uma Polícia Penal eficiente, por uma Seap-PB referência.
Confira os tópicos do:
CAPÍTULO I - DAS ESTRUTURAS DE APOIO E GESTÃO
Art. 1°. Ficam estabelecidas, entre as estruturas de apoio e gestão da SEAP, as unidades
administrativas a seguir descritas:
1 – Plano de Assessoramento:
1.1 - Chefia de Gabinete;
1.2 - Corregedoria;
1.3 - Ouvidoria;
1.4 - Assessoria Técnico-normativa;
1.5 - Unidade de Controle Interno;
1.6 - Unidade de Análise de Dados e Estatísticas;
1.7 - Assessoria de Comunicação.
2 – Plano Instrumental:
2.1 – Unidade de Planejamento:
2.1.1 - Divisão de Controle e Avaliação;
2.1.2 - Divisão de Licitação;
2.1.3 - Divisão de Engenharia;
2.1.4 - Divisão de Contratos;
2.1.5 - Divisão de Convênios e Administração de Fundos;
2.1.6 - Divisão de Captação de Recursos;
2.2 – Unidade de Administração:
2.2.1 - Divisão de Apoio Administrativo;
2.2.2 - Divisão de Logística e Patrimônio;
2.2.3 - Divisão de Transportes;
2.3 – Unidade de Recursos Humanos;
2.4 – Unidade de Tecnologia da Informação;
2.5 – Unidade de Orçamento e Finanças
Importante, leiam todo o conteúdo da Portaria, em especial, o capítulo específico da sua área de atuação.
Link da Portaria:


Nenhum comentário:
Postar um comentário