Divisão de Comunicação da SENAPPEN
Simpósio abordou o tema “Ações Educacionais Técnico-Operacionais”, reunindo 19 gestores e representantes das Escolas Estaduais de Serviços Penais
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN), realizou o I Simpósio da Rede de Escolas de Serviços Penais (REspen). O evento, que promove o fortalecimento das ações educacionais no âmbito do sistema penitenciário brasileiro, aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de maio, na Paraíba, com o apoio da da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba (EGEPEN) da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba.
O simpósio abordou o tema “Ações Educacionais Técnico-Operacionais”, reunindo 19 gestores e representantes das Escolas Estaduais de Serviços Penais, Academias de Polícia Penal e instituições congêneres de 11 unidades federativas, além de representantes da ESPEN e EGEPEN/PB e servidores estaduais convidados que atuam ou pretendem atuar como colaboradores eventuais em ações educacionais, incluindo instrutores, coordenadores e supervisores. Cerca de 65 pessoas participaram presencialmente a cada dia de evento e 150 servidores acompanharam simultaneamente a ação à distância, por meio da transmissão ao vivo disponibilizada para todas as Escolas integrantes da REspen.
Durante a solenidade de abertura, a diretora da ESPEN, Stephane Araújo, destacou o papel estratégico das instituições de educação em serviços penais na transformação do status quo carcerário nacional. Enfatizou, ainda, a previsão de um indicador específico no Plano Pena Justa que trata do fomento às Escolas de Serviços Penais, reconhecendo-as como pilares estruturantes para a valorização e a profissionalização dos servidores do sistema.
O diretor da EGEPEN/PB, Mazukyevicz Nascimento, enfatizou o papel acolhedor e mobilizador das academias no fortalecimento das categorias que atuam no sistema prisional. A programação do simpósio contou com palestras temáticas conduzidas por instrutores da SENAPPEN, voltadas à qualificação das práticas pedagógicas e ao aperfeiçoamento das metodologias de ensino técnico-operacional. Os temas abordados foram: Metodologia de Ensino Operacional, ministrada pelo Policial Penal Federal Fabrício Queiroz; Plano de Aula: Segurança Jurídica e Eficiência no Ensino Operacional, pela Especialista Federal em Assistência à Execução Penal Flávia Joenck da Silva; Sobrevivência Policial Jurídico-Administrativa, com o Policial Penal Federal Claudevan Queiroz da Costa; e Metodologia de Segurança na Instrução do Ensino Técnico-Operacional, conduzida pelo Policial Penal Federal Leonardo Rosa Maia.
A Rede de Escolas de Serviços Penais (REspen) é um espaço de colaboração, troca de experiências e construção coletiva de soluções para os desafios da qualificação profissional e valorização dos servidores que atuam no sistema penitenciário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário