quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Secretário da Seap-PB, João Alves, faz visita de inspeção a presídio de Guarabira e acompanha agenda do governador em exercício, Lucas Ribeiro

 










O secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves, cumpriu agenda administrativa nesta quarta-feira (29) em Guarabira e Sertãozinho, Brejo paraibano. O gestor da Seap-PB fez visita de inspeção à Penitenciária de Guarabira "João Bosco Carneiro".

A unidade prisional tem hoje 442 reeducandos em regime fechado. Na ressocialização há 180 pessoas privadas de liberdade matriculadas no ensino regular. Um total de 60 reeducandos participam do projeto de remição da pena pela leitura. 

O secretário João Alves e  outros auxiliares do governo integraram a comitiva do governador em exercício, Lucas Ribeiro, nas cidades de Guarabira e Sertãozinho. 

Em Guarabira Lucas Ribeiro entregou a reforma da 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Em Sertãozinho, a restauração da PB-085, no trecho de Pirpirituba a Sertãozinho, beneficiando os moradores da região e os motoristas que trafegam pela estrada. Na oportunidade, o governador em exercício também visitou a Vila Olímpica e a reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira, entre outras ações. 







Seap-PB promove lançamento de livro e destaca reinserção social na Semana do Servidor


A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) teve uma participação de destaque e celebração na Semana do Servidor da Paraíba, evento promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Administração (Sead). Com uma programação focada na valorização dos seus profissionais e no êxito das ações de reinserção social.


O grande momento foi o lançamento do livro "Policiais Penais da Paraíba – Perfis". A publicação consolida a produção intelectual da Seap-PB, sendo o quinto livro idealizado e editado em apenas oito anos. A obra, uma coletânea escrita por 20 policiais penais, eterniza suas experiências, relata a evolução da carreira e celebra os avanços da jovem Polícia Penal da Paraíba. Reunindo depoimentos sobre o cotidiano no sistema penal paraibano, o livro reforça não apenas o profissionalismo, mas também o crescimento pessoal e cívico de seus membros, oferecendo um registro histórico de transformação e do compromisso da corporação com a segurança e a ressocialização no estado, enriquecendo significativamente a bibliografia específica no campo prisional.  


A produção do livro "Policiais Penais da Paraíba – Perfis" contou com a colaboração de profissionais. As Entrevistas e Coordenação Editorial foram de Josélio Carneiro de Araújo. O Projeto Gráfico foi desenvolvido por Naudimilson Ricarte dos Santos, definindo o visual da publicação. A Revisão e Edição de Textos foram realizadas por Josy Gomes Murta, garantindo a clareza do conteúdo. Por fim, as Fotografias utilizadas na obra são provenientes dos Arquivos pessoais dos próprios policiais penais.


Ressocialização em Evidência


O estande de Ressocialização foi bastante visitado. Foram expostos artesanato de qualidade e produtos feitos por reeducandos, mostrando o talento e o trabalho como ferramentas de transformação.


O Projeto “Hortas para a Liberdade” marcou presença. Foram distribuídos potinhos de morangos cultivados na Penitenciária Regional de Sapé, um mimo que simboliza o sucesso do projeto e a esperança da liberdade.


Reconhecimento e presença de autoridades


A celebração do Dia do Servidor Estadual contou com a presença de diversas autoridades. Em seu discurso, o secretário João Alves destacou a dedicação dos servidores públicos da Paraíba, fazendo uma menção especial e elogiosa aos profissionais da Seap. A Secretária Executiva de Administração, Jaqueline Gusmão, representou o Secretário Tibério Lima e parabenizou todos os servidores.


Momento da Sorte


Em um momento de celebração e sorte, a servidora Josiane dos Santos (Setor de Protocolo) da Seap-PB foi a feliz contemplada no sorteio da LOTEP, levando para casa uma TV de 50 polegadas.


O evento proporcionou integração, valorização e reconhecimento aos servidores públicos, cuja dedicação diária torna possível o funcionamento dos serviços essenciais à sociedade. A programação cultural foi abrilhantada pelas apresentações da Banda Musical da Polícia Militar da Paraíba da Banda Musical da Polícia Civil.
















_______

Ascom-Seap/PB

Texto e fotos: Josy Gomes Murta

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Crônica de um editor de livros


Nossa gratidão ao secretário João Alves pelo apoio







Hoje, 28 de outubro de 2025, o sentimento é de gratidão a Deus por mais um dia especial na vida deste editor de livros. Ver publicada a 12ª obra literária por mim idealizada e editada fez o coração de poeta - que sou - pulsar forte. Mais um compromisso realizado. 

Vivenciei momentos especiais no Centro Administrativo Estadual do Governo do Estado, ao lado de colegas policiais penais autores e autoras do livro Policiais Penais da Paraíba - Perfis, e de nosso secretário João Alves, além de diveros policiais penais e servidores de nossa secretaria. Tivemos nosso minuto na vitrine da Semana do Servidor 2025.

Nos oito anos de trabalho na Seap-PB coleciono a produção de cinco livros. São coletâneas, escritas por cerca de 100 servidores, na sua maioria policiais penais. 

Acredito que Deus me reservou essa missão na Seap: criar, editar e escrever com dezenas de colegas páginas da história contemporânea da quase centenária Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba. 

Minha gratidão aos parceiros no livro publicado hoje: João Paulo Ferreira Barros (nosso secretário executivo), Alexon, Alisson Paulo, Anna Amélia, Auristela, Breno, Carlos, Edmilson (Selva), Fabiano Lucas, Isaias, Ivana, Lindemberg, Marcel, Mazukyevicz, Mirtes, Roberto Daniel, Rogério Gominho, Stanley, Thiago Robson. 

Deus me dá a exata consciência do importante trabalho que estamos realizando juntos. Livros são documentos para a história, são páginas de conhecimento. Futuras gerações terão acesso a esses livros. A vida é um ciclo, se hoje somos personagens do presente, amanhã seremos personagens do passado. Nossa história está nos nossos escritos de hoje, sendo fonte de pesquisa agora e no futuro. 

Se nosso ciclo termisse agora, teria valido a pena, o que juntos escrevemos o tempo não apaga. 

Deus nos conceda inspiração para novos livros no campo da memória, conteúdo de quase todas minhas obras literárias. Já temos parceiros para o volume II do livro lançado hoje. 

Até dezembro, Deus me permitindo, lançarei o 13º livro: Senadores da Paraíba - Senado 200 anos. Estou articulando para que o lançamento ocorra no Museu da História da Paraíba, o antigo Palácio da Redenção. Desde já sintam-se convidados. Essa obra é resultado de seis anos de pesquisa,  e de entrevistas. 

Conto a presença dos meus colegas policiais penais no lançamento. Não é todo dia que um policial penal e jornalista escreve sobre senadores e na Paraíba este é o primeiro livro sobre nossos senadores em 200 anos do Senado Federal.  


Confira abaixo algumas imagens dos momentos especiais vividos hoje. 


Por: Josélio Caneiro de Araújo

Policial penal, jornalista, escritor. 




                    @luiz.midias (fotos)











domingo, 26 de outubro de 2025

Livro Policiais Penais da Paraíba - Perfis será lançado dia 28 na programação da Semana do Servidor

 



O livro Policiais Penais da Paraíba – Perfis, será lançado nesta terça-feira (28) às 10h30, no pátio do Centro Administrativo Estadual em João Pessoa, bairro de Jaguaribe, dentro da programação da Semana do Servidor da Paraíba promovida pela Secretaria de Estado da Administração (Sead).

Mais uma vez a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) marca presença na Semana do Servidor com o secretário João Alves na abertura oficial às 8h30; o estande da Ressocialização expondo o artesanato feito por reeducandos; a exposição de livros de autoria de policiais penais e demais servidores.

O momento especial será o lançamento do livro às 10h30, quando o secretário João Alves falará sobre o novo livro e, junto com os vinte autores e autoras, no palco do evento, participará da foto oficial, todos com o livro em mãos. 



A coletânea reúne depoimentos sobre a experiência de cada um no sistema penal paraibano, a evolução do profissional e do cidadão e cidadã, complementada com leitura positiva sobre os avanços do sistema e da jovem Polícia Penal paraibana.

Policiais Penais da Paraíba – Perfis é o quinto livro idealizado e editado pelo policial penal, jornalista e escritor Josélio Carneiro, um dos autores. Nas obras, relatos de mais de uma centena de profissionais. Uma construção coletiva da bibliografia específica no campo prisional. Na orelha do livro o secretário João Alves comenta sobre as cinco obras literárias.

No ano de 2018 foi publicada plaquete Seap 90 anos. Em 2022 o livro Reinserção Social no Sistema Prisional Paraibano. Em 2023 a obra Seap 95 anos.No ano de 2024 Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba.

 

 FICHA TÉCNICA


 Entrevistas e Coordenação Editorial

Josélio Carneiro de Araújo


Projeto Gráfico

Naudimilson Ricarte dos Santos


Revisão e edição de textos

Josy Gomes Murta


Fotografias

Arquivos pessoais

 


sábado, 25 de outubro de 2025

Francisco Brennand: Ceramista notável



Por: Hélio Costa



Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand (1927-2019) foi um renomado artista plástico brasileiro, nascido no Recife, Pernambuco, e notório principalmente por seu trabalho como ceramista.

​Pontos principais do seu legado:

​Ceramista Notável: Embora tenha trabalhado com diversos suportes (escultura, desenho, pintura, tapeçaria, gravura, ilustração), ele se tornou internacionalmente reconhecido pela originalidade e criatividade em suas peças de cerâmica.

​Oficina Cerâmica Francisco Brennand: Em 1971, transformou as ruínas de uma antiga fábrica de cerâmica de seu pai, no bairro da Várzea, Recife, em seu ateliê e um grande complexo cultural que expõe a maior parte de sua obra, muitas delas dispostas a céu aberto em um vasto jardim. É considerado um dos espaços culturais mais importantes do Recife.

​Parque das Esculturas Francisco Brennand: É o segundo grande espaço cultural criado pelo artista na capital pernambucana, conhecido pelas impressionantes esculturas em cerâmica.

​Temas e Estilo: Sua obra frequentemente explora temas como a sexualidade, a vida, a morte, a fauna e a flora fantásticas, a mitologia e o universo nordestino, misturando o erudito com o popular, muitas vezes em um estilo que remete à casa-grande e à senzala, e utilizando um simbolismo forte e pessoal.

​Outras Obras: Realizou diversos painéis e murais cerâmicos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, como o mural no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife.

​Brennand morreu no Recife em 2019, aos 92 anos, deixando um vasto e importante legado nas artes plásticas brasileiras.





Seap Paraíba celebra 97 anos de história, segurança e compromisso com a ressocialização

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) completa 97 anos de criação neste 14 de novembro de 2025, reafirm...