A cidade sertaneja de São João do Rio do Peixe, distante 466 km de João Pessoa, vivenciou noite festiva nesta sexta-feira 3 de outubro de 2025. Celebrou seus 144 anos de emancipação e um dos eventos comemorativos foi o lançamento do livro Nos Trilhos da Memória - 100 Anos da Estação Ferroviária de São João do Rio do Peixe (1925-2025). Na condição de um dos autores da obra, não pude comparecer. Me perdoem a ausência. O organizador e um dos autores do livro, Wlisses Estrela de Albuquerque Abreu, assim define a obra histórica sobre uma das mais belas estações ferroviárias do Brasil:
"Nos Trilhos da Memória — 100 Anos da Estação Ferroviária de São João do Rio do Peixe (1925-2025), 172 páginas e 17 autores (as), é mais do que um livro: é um mergulho afetivo na história e na identidade de um povo. Ao longo de suas páginas, desfilam lembranças, relatos, imagens e poemas que dão vida a um dos maiores símbolos da cidade — a Estação Ferroviária, marco da chegada do progresso e elo profundo da coletividade são-joanense.
Resultado de uma construção coletiva, esta obra reúne vozes de escritores, poetas e pesquisadores que, como os trilhos, se entrelaçam em direção ao mesmo destino: preservar e celebrar a memória. Tal como a estação, restaurada pela união da sociedade e do poder público e hoje transformada em Espaço Cultural Estação das Artes, o livro ressignifica o passado e o oferece como inspiração às presentes e futuras gerações.
Publicada por ocasião do centenário da Estação Ferroviária e em sintonia com os 144 anos de Emancipação Política de São João do Rio do Peixe, esta obra é, ao mesmo tempo, celebração e legado. Um verdadeiro presente à cidade e à sua gente".
Wlisses foi um entrevistados no meu livro Nos Trilhos da Memória - pare, olhe, escute, obra que lancei em 2023, dois dos lançamentos ocorridos na Estação Ferroviária de Duas Estradas, totalmente revitalizada, e na estação velha de Campina Grande. Nos dois momentos tive a satisfação da presença do vice-governador Lucas Ribeiro.
Fiquem com as imagens do lançamento do livro "Nos Trilhos da Memória — 100 Anos da Estação Ferroviária de São João do Rio do Peixe (1925-2025)", gentilmente enviadas pelo amigo Wlisses Estrela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário