sexta-feira, 21 de março de 2025

OPERAÇÃO MUTE: SENAPPEN deflagra a sétima fase da Operação MUTE nos presídios do País

 Resultado geral da operação será divulgado na próxima semana com o número de apreensões realizadas nas unidades prisionais


A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deflagrou a sétima fase da Operação Mute que está em seu terceiro dias de revistas nas unidades prisionais do país. O objetivo é combater as organizações criminosas dentro das unidades prisionais e com isso reduzir os índices de violência em âmbito nacional. A operação conta com a atuação de policiais penais federais, estaduais e distritais.


Durante a Operação Mute, policiais penais realizam revistas em pavilhões e celas em todo o país de forma simultânea em busca de aparelhos celulares que ingressam de forma proibida e são utilizados pelo crime organizado como ferramentas para a perpetração de delitos desdobrando no consequente avanço da violência nas ruas. Além disso, em alguns estados, as polícias penais realizam recaptura de foragidos. A Operação Mute é a maior realizada pela SENAPPEN pelo número de estados participantes, quantidade de policiais penais federais e estaduais envolvidos e unidades prisionais estaduais revistadas.


Essas comunicações proibidas configuram um problema nacional com sérios impactos sociais, psicológicos e econômicos. Neste contexto, a Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) propõe a Operação Mute e outras medidas de enfrentamento, como a implementação de rotinas e procedimentos nos estabelecimentos penais, em conjunto com as inteligências penitenciárias das agências estaduais. As ações de enfrentamento as comunicações proibidas no sistema prisional nacional influenciam diretamente na diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).


Somando o resultado das seis fases anteriores, a Operação Mute poderá, ao final da sétima fase, chegar ao número de seis mil celulares apreendidos. O número de policiais penais envolvidos na operação também chama a atenção, somadas as sete fases contaram com a participação de 20 mil policiais penais. A Operação MUTE é planejada e executada pela Coordenação de Projetos e Inovação – COPIIN/DIPEN/SENAPPEN e agências de inteligência das polícias penais dos estados envolvidos na operação.








Divisão de Comunicação da SENAPPEN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mês da Mulher - Autoras de livro sobre o sistema prisional paraibano participam nesta sexta-feira de Roda de Conversa promovida pelo evento Mulheres no Centro

                                                              Lançamento oficial do livro na Cinep em 2024 Por: Josélio Carneiro Algumas aut...