Minha principal missão na Seap tem sido colaborar com o incentivo à produção literária específica ao sistema prisional. Agradeço a confiança do secretário João Alves pelo apoio e aos colegas profissionais da Seap pela participação nos livros. Estamos coletivamente escrevendo as primeiras obras literárias sobre nossa Seap, na nossa missão sobretudo de ressocializar pessoas. Com o passar dos anos as pesquisas mostrarão que um grupo de pessoas contribuiu com o começo da biblioteca da Seap-PB. Há muito o que escrever, sempre haverá temas, e que surjam novos livros ano a ano. Sou um entusiasta da literatura, da pesquisa memorialista.
Em 2023 o Governo da Paraíba publicou o livro Catarse Literária, da então reeducanda, Marina Olivieira, hoje já em liberdade. Descobri as poesias de Marina e falei para ela: Guarde seus poemas, quem sabe o governo publicará seu livro um dia. Meses depois falei para o governador João Azevêdo sobre o sonho de Marina publicar seu livro. O governador me falou:"Vamos publicar o livro de Marina". E a obra foi lançada, editada e impressa pela editora A União. O lanaçamento ocorreu na abertura do salão do artesanato, em João Pessoa.
Na minha trajetória jornalística e literária também produzi outros nove livros, a maioria na temática memória. A seguir, um pouco sobre a origem do Dia Mundial do livro, pesquisa do https://brasilescola.uol.com.br:
Dia Mundial do Livro é um incentivo para ações de estímulo à leitura, homenagens a autores e reflexão sobre o ato de ler e os direitos dos autores.
"23 de Abril — Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616.
Nesse dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas. É uma oportunidade para celebrar os títulos de autores consagrados, como: Safo, Miguel de Cervantes, Mary Shelley, Machado de Assis, Thomas Mann, James Joyce, Aldous Huxley, George Orwell, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu."
"Por que 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor?
O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995. Essa data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.
Inca Garcilaso de la Vega: nasceu em Cusco, Peru, em 12 de abril de 1539. Seu pai era espanhol e sua mãe era prima-irmã de Atahualpa, o último imperador inca. Em 1605, Inca Garcilaso de la Vega publicou, em Portugal, sua primeira obra: La Florida del inca. Historia del adelantado Hernando de Soto, gobernador y capitán general del reino de la Florida, y de otros heroicos caballeros españoles e indios. No entanto, sua obra mais conhecida é Historia general del Perú. O escritor morreu em 23 de abril de 1616.
Miguel de Cervantes Saavedra: nasceu na provável data de 29 de setembro, em 1547, no município espanhol de Alcalá de Henares. O soneto A la muerte de la reina doña Isabel de Valois, publicado em 1569, supostamente, foi sua primeira obra poética. No entanto o sucesso só veio em 1605, quando o escritor publicou El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha. Morreu em 23 de abril de 1616.
William Shakespeare: nasceu no ano de 1564, em Stratford, na Inglaterra, supostamente em 23 de abril. Coincidentemente, em 1616, ele morreu, ao que se acredita, no mesmo dia do nascimento. Escreveu 38 peças, dois poemas narrativos e 154 sonetos. Suas peças de teatro são conhecidas mundialmente, como: Hamlet, Romeu e Julieta, Rei Lear e Otelo. Ele foi poeta, dramaturgo e ator."
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br



Nenhum comentário:
Postar um comentário