segunda-feira, 21 de abril de 2025

OPINIÃO: No perfil de um assessor de imprensa é essencial: ética, talento para a escrita e profissionalismo, o faz de conta esconde o cliente




Não há fórmula especial para se praticar assessoria de comunicação eficiente. Basta o básico: um profissional com liderança, conhecimento das técnicas do jornalismo, capacidade de diálogo para, não só coordenar, mas, também somar com a equipe interagir com respeito e, quando necessário, também redigir as notícias. Sem esse perfil de liderança nem uma assessoria de comunicação consegue avançar na sua missão de colocar seu assessorado na mídia com sua devida importância, seja instituição, entidade, empresa, etc. 

No mais, um ou dois jornalistas bons de entrevista e de texto, um repórter cinematográfico que garanta fotografias e vídeos com qualidade, além de um profissional com expertise em mídia digital. Falo sobre uma equipe básica. Claro que há equipes com muitos profissionais para fazer a mídia de grandes empresas, instituições. 

Não basta ter um cargo comissionado de coordenação, ou ser servidor efetivo para cuidar de uma mídia institucional. É fundamental produzir conteúdos e dominar a arte das relações interpessoais algo extremamente necessário. 

Além do diálogo com sua equipe, com profissionais dos meios de comunicação, e gerentes setoriais, e, claro, do seu assessorado, no perfil do assessor de imprensa não pode faltar ética, compromisso e a palavra mágica PLANEJAMENTO. Não cabe o ‘faz de conta’, o copia e cola, a mentira, a enganação. É preciso saber administrar informação. São essenciais para qualquer cliente, equipes de comunicação dinâmicas, ágeis. 


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