quarta-feira, 11 de junho de 2025

Comitê de Diversidade Indica: curso sobre Letramento Racial Aplicado ao Setor Público



Proposta é qualificar servidores e gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal, sociedade civil e demais interessados na temática


O “Comitê de Diversidade Indica” convida todos os interessados a se inscreverem no curso virtual Letramento Racial Aplicado ao Setor Público. A capacitação é gratuita, aberta ao público e oferece certificação aos participantes. Com carga horária de 30 horas, o curso está disponível na plataforma da Escola Virtual de Governo (E.V.G).


A proposta é qualificar servidores e gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal, além de profissionais da sociedade civil e demais interessados na temática racial. O conteúdo aborda desde a história do racismo no Brasil até a análise de dados sobre desigualdades raciais em áreas como educação, saúde e mercado de trabalho. A formação inclui também reflexões sobre o papel do Estado na promoção da justiça racial e instrumentos para a formulação de políticas públicas inclusivas.


Além de uma base teórica sólida, o curso oferece estudos de caso e simulações práticas que auxiliam na adoção de condutas antirracistas em diferentes contextos institucionais. A iniciativa integra o Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos (PNEC-DH) que visa promover a formação permanente em direitos humanos, com foco em práticas antirracistas no âmbito da administração pública.


O curso é fruto de uma parceria entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).


INSCREVA-SE


Divisão de Comunicação da SENAPPEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Julgamentos de feminicídio aumentam em 17%, aponta CNJ

A Justiça brasileira julgou, em média, 42 casos de feminicídio por dia em 2025, um aumento de 17% em comparação ao ano anterior. Ao todo, fo...