quinta-feira, 31 de julho de 2025

MEMÓRIA Livro publicado em 2006 pelo então secretário Pedro Adelson destaca o cotidiano dos presídios na Paraíba

 


 

Por Josélio Carneiro


 






Nesta foto Pedro Adelson entrega a nomeação aos colegas Cinthya Almeida e Mazukyevicz Nascimento em 2009

No ano de 2006 o então secretário da Administração Penitenciária, Pedro Adelson Guedes dos Santos, publicou o livro Sistema Penitenciário Cotidiano dos Presídios. Uma coletânea de artigos que ele escreveu no jornal O Norte. O livro, com 108 páginas, foi publicado pela Editora A União.

Pedro Adelson, renomado advogado, foi secretário da Administração Penitenciária da Paraíba no período de 13/12/2004 a 18/02/2009, no Governo Cássio Cunha Lima. Substituiu o secretário e jurista Antonio Vital do Rêgo. 

O atual secretário da Seap-PB, João Alves de Albuquerque, era amigo de Pedro Adelson e é um admirador do grande cidadão que foi Pedro Adelson.

Na contracapa da obra Pedro Adelson escreveu o texto Discutindo o sistema e no último parágrafo explicou: “Durante oito meses mantive uma coluna semanal no jornal “O Norte”, de João Pessoa, Paraíba. O meu objetivo teve por fulcro, nos textos aqui compilados, expor, discutir e apontar caminhos que possam contribuir para melhorar a qualidade do sistema penitenciário do meu Estado”.

                                                Contracapa da obra

O prefácio do livro foi escrito pelo então diretor do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Maurício Kuehne.

         Pedro Adelson também foi deputado estadual. Intelectual, seus pronunciamentos na Assembleia Legislativa tinham grande repercussão por seu potencial de oratória. Ainda foi secretário das Finanças, e secretário da Segurança Pública. Exerceu também o cargo de Procurador-Geral do Estado de novembro de 1980 a outubro de 1982.

Nascido na cidade de Alagoinha-PB, Pedro Adelson faleceu em João Pessoa no dia 21 de maio de 2020 em um hospital de João Pessoa.

         Eu tomei conhecimento a respeito desse livro através do colega policial penal Thiago Robson Lopes e recebi da arquivista da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Ana Flor, fotos da capa, contracapa e do prefácio da obra. Minha gratidão a Thiago e a Ana Flor pela imensa contribuição. O acervo de A União dispõe de apenas um exemplar do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensiva contra feminicídio e violência doméstica começa nesta sexta-feira (1º) em 2 mil municípios

Operação Shamar conta com efetivo de aproximadamente 50 mil agentes de segurança pública. Serão intensificados o cumprimento de mandados de ...