quarta-feira, 13 de agosto de 2025

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - SENAPPEN lança rede nacional de comunicação do sistema penal e política institucional do órgão



Evento reuniu 22 estados, autoridades da Presidência da República, PF, PRF e especialistas em ação inédita que cria rede e núcleos de comunicação, promovendo alinhamento nacional sobre a narrativa do sistema penal  (confira mais fotos no final do texto)


 A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizou nos dias 7 e 8 de agosto o 1º Encontro da Rede de Comunicação do Sistema Penal (RECOPEN), que reuniu representantes de 22 estados e do Distrito Federal, além de autoridades da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e especialistas em comunicação.

O evento marcou a assinatura das portarias que instituem a RECOPEN e a Política de Comunicação Social da SENAPPEN que também cria os Núcleos de Comunicação Social nas Penitenciárias Federais, consolidando uma estrutura descentralizada e integrada para a comunicação institucional.

Na mesa de abertura, estiveram o secretário nacional de Políticas Penais, André de Albuquerque Garcia; a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade da Secretaria de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Maria América Menêzes Bonfim Hamú, representando o secretário de Comunicação Institucional, Paulo Venícius Brito da Silva; e a chefe da Divisão de Comunicação da SENAPPEN, Ane Silva, que coordenará a rede recém-criada.

“Vivemos hoje um tempo de mudança. O sistema penal mobiliza investimentos públicos expressivos, envolve políticas intersetoriais — como saúde, educação, assistência social e trabalho —, e afeta diretamente a vida de milhões de pessoas. Tornar esse sistema mais visível, compreensível e corretamente representado na esfera pública é condição indispensável para sua transformação. É esse o papel da comunicação que estamos aqui para fortalecer: uma comunicação que enfrente estigmas, vá além do foco episódico da crise, qualifique o debate público com dados e amplie a confiança na institucionalidade e na política penal como parte de um pacto democrático. A RECOPEN nasce para avançarmos juntos, enfrentar a desinformação com responsabilidade e construir uma nova narrativa pública sobre o sistema penal, baseada em verdade, justiça e humanidade”, afirmou Ane Silva.

O encontro também marcou o início, de forma coletiva e inédita, da construção do primeiro Manual de Comunicação sobre o Sistema Penal. Segundo a SENAPPEN, esse será um passo decisivo não apenas para padronizar e qualificar a relação com a imprensa, mas para consolidar como o sistema penal será visto, compreendido e lembrado daqui para frente.

“O fortalecimento da comunicação é essencial para transformar a percepção da sociedade sobre o sistema prisional, valorizar os servidores penais e garantir que as informações cheguem de forma qualificada e transparente. Esse é um compromisso com a cidadania e com a segurança pública”, afirmou o secretário André Garcia.

A programação contemplou debates e oficinas sobre temas estratégicos, conduzidos por especialistas de diferentes áreas e instituições:

Comunicação Simples e Eficaz: fortalecendo a imagem do sistema penal junto à opinião pública – Wesley Andrade Messias (SECOM/PR) e Nathalia Coelho da Silva (Secretaria de Educação do DF e pós-doutoranda em Educação Midiática pela UnB);

Comunicação Institucional Antirracista no Ambiente Digital – Nina Santos (Secretária-Adjunta da SECOM/PR);

Cerimonial e Organização de Eventos no Executivo – Emanuelle Souto (Secretaria-Geral da Presidência da República);

Gestão de Riscos nas Atividades da Assessoria de Comunicação – Ana Carolina Rocha de Carvalho (SENAPPEN);

Normas e fluxos institucionais na comunicação oficial – Mateus Lourenço de Paula (Coordenador-Geral de Comunicação da PRF) e Leonardo Minucci de Moura Leite (Polícia Federal);

Comunicação Interinstitucional em Organizações de Alta Complexidade: construindo consensos narrativos no sistema penal – Caso Pena Justa – Ane Silva (SENAPPEN) e Débora Zampier (Programa Fazendo Justiça/CNJ).

O encontro, alinhado ao Eixo 4 do Plano Nacional Pena Justa, também contou com a doação de equipamentos de comunicação para penitenciárias federais e para estados da federação, simbolizando o apoio técnico e o fortalecimento das equipes de comunicação em todo o país.










Divisão de Comunicação da SENAPPEN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seap-PB por meio da Escola de Gestão Penitenciária oferta 140 vagas no curso Comunicação Não Violenta e Práticas Restaurativas

  A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-PB) por meio da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB) torna pública a abertura das ...