quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Tela Brasil: Paraíba inicia projeto-piloto na Gerência de Ressocialização da Seap

 


Paraíba deu início ao projeto-piloto Tela Brasil, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC). O estado, juntamente com outros seis, foi selecionado para participar do programa devido ao sucesso de uma mostra de cinema anterior, que teve excelente participação.


O Tela Brasil é um serviço de streaming brasileiro e gratuito, que oferece conteúdo cultural e será utilizado para sessões de cinema nas unidades prisionais do Estado da Paraíba e demais estados do país.


Plataforma Validada


De acordo com João Rosas (gerente de ressocialização da Seap-PB), o acesso institucional à plataforma foi obtido e a primeira exibição aconteceu nessa terça-feira (12), na Gerência de Ressocialização, com 21 pessoas dos regimes aberto e semiaberto. “Conseguimos criar e submeter ao Ministério da Cultura o nosso acesso institucional, o que nos permitirá realizar sessões de cinema e apresentar conteúdos culturais”, pontuou.


João Rosas destacou que a Paraíba foi o primeiro estado do Nordeste brasileiro a integrar o projeto, uma ferramenta fundamental na ressocialização de pessoas em privação de liberdade. Ele afirmou: “Apesar do nome estar ligado a diferentes iniciativas, como o novo serviço de streaming do governo e um antigo projeto itinerante de cinema, é o uso da tela como meio de expressão artística e acesso à cultura dentro das unidades prisionais, o que realmente evidencia sua relevância na reintegração social”.  


Ele ressaltou que o projeto reforça a percepção de que a reintegração social é tão somente possível, como também benéfica para todos os envolvidos. “A iniciativa utiliza a arte e a cultura como pontes para a dignidade, a educação e a reconstrução de vidas, demonstrando que a tela pode ser, ao mesmo tempo, um espaço de expressão e uma janela para novas possibilidades", enfatizou.


O secretário João Alves (Seap-PB) evidenciou a importância do Tela Brasil para a remissão de pena: “A Lei de Execução Penal prevê a remição de pena por meio de atividades educacionais, culturais e de trabalho. Projetos como esse podem ser incluídos nesse contexto, incentivando a participação dos reeducandos e reduzindo o tempo de cumprimento da pena, o que é um grande motivador”, finalizou.


Sobre o Tela Brasil


Lançado pelo Ministério da Cultura (MinC). Tela Brasil é a nova plataforma pública de streaming com o propósito de democratizar o acesso ao audiovisual brasileiro. Totalmente gratuita, a iniciativa busca ampliar a visibilidade de produções nacionais que muitas vezes não chegam aos grandes circuitos comerciais.


Voltado para filmes, séries e documentários exclusivamente brasileiros, o Tela Brasil pretende resgatar e valorizar o acervo audiovisual do país, oferecendo um catálogo construído com base em parcerias institucionais, como com a Cinemateca Brasileira. A plataforma também será organizada em curadorias temáticas, facilitando a navegação e a descoberta de novas obras pelo público.


Além do acesso online, o projeto também prevê a exibição de conteúdos em escolas, cineclubes e espaços culturais não comerciais, em cumprimento à Lei nº 13.006/2014, que determina a exibição obrigatória de produções audiovisuais nacionais em instituições de ensino.


Outro destaque é o compromisso com a inclusão e acessibilidade. Os conteúdos disponibilizados contarão com legendas, audiodescrição e janela de Libras, garantindo acesso a um público mais amplo, incluindo pessoas com deficiência.


O Projeto Tela Brasil desempenha um papel significativo na ressocialização das pessoas privadas de liberdade, por meio do acesso ao cinema, à arte e à cultura. Essa iniciativa atua como uma ferramenta de transformação social, promovendo valores como empatia, reflexão crítica e senso de comunidade.

_______

Ascom-Seap/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seap-PB por meio da Escola de Gestão Penitenciária oferta 140 vagas no curso Comunicação Não Violenta e Práticas Restaurativas

  A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-PB) por meio da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB) torna pública a abertura das ...