sábado, 17 de janeiro de 2026

Livro de Josélio Carneiro sobre os senadores da Paraíba está na pré-venda com preço promocional








Dezessete políticos que governaram a Paraíba também conquistaram o mandato de senador da República ao longo dos 200 anos do Senado Federal. Dez desses políticos foram eleitos senadores depois do mandato de governador, em períodos distintos. Apenas três deles se elegeram senadores no último ano do mandato de governador: Álvaro Lopes Machado, Ronaldo Cunha Lima e José Targino Maranhão. 

Esses e outros fatos políticos da trajetória de paraibanos no Senado Federal o internauta poderá conferir nas 242 páginas do livro ‘Senadores da Paraíba – Senado 200 anos’. A obra está em fase de pré-venda exclusiva com o autor por meio da conta no Instagram @Joselio.carneiro, a preço promocional antes do lançamento, com data ainda a ser definida, em breve. Porém, as pessoas podem adquirir e receber o livro antes do lançamento. Na compra antecipada o livro custa R$ 80,00. A partir do lançamento o preço será R$ 120,00. A obra tem 19 páginas com fotos coloridas. A obra inclui ainda um artigo do professor, historiador, jornalista, escritor imortal da Academia Paraibana de Letras, José Octávio de Arruda Mello.

Os 10 eleitos senadores após o cargo de governador

Os 10 políticos que se elegeram senadores após o cargo de governador são: Álvaro Lopes Machado, Antonio Alfredo da Gama e Melo, Monsenhor Walfredo Leal, Venâncio Neiva, Argemiro de Figueiredo, Rui Carneiro, Ronaldo Cunha Lima, José Maranhão, Cícero Lucena e Cássio Cunha Lima. 

Os sete eleitos senadores antes do cargo de governador

Agora veja quem são os sete políticos, que, antes de governar a Paraíba, foram eleitos senadores: Frederico de Almeida e Albuquerque, Flávio Clementino da Silva Freire (Barão de Mamanguape), Antonio Ferreira de Castro Pinto, José Américo, João Agripino, Milton Cabral e Antonio Mariz.

Senadores representantes da Capital

Na cidade de Parahyba ou João Pessoa nasceram: Humberto Lucena, Antonio Mariz, Robinson Viana, João Neiva, Antônio Alfredo da Gama Mello, Venâncio Neiva, Antonio da Cunha Vasconcelos, Frederico de Almeida e Albuquerque, José de Almeida Barreto e Nilda Gondim. Então, até aqui, 10 pessoas conquistaram cadeira no Senado como filhos ou representantes da cidade de João Pessoa, incluindo Nilda Gondim, única mulher senadora nascida na capital paraibana, porém, politicamente radicada em Campina Grande.

Concederam entrevistas para o livro: Daniella Ribeiro, Nilda Gondim, Cássio Cunha Lima, Marcondes Gadelha, Raimundo Lira e Efraim Filho. O prefácio da obra é do senador Veneziano Vital do Rego. Projeto gráfico Naudimilson Ricarte, revisão Antonio Moraes, criação, pesquisa e coordenação editorial Josélio Carneiro de Araújo.

Senadoras paraibanas

O livro, uma pesquisa iniciada em 2019, traz entrevistas com duas senadoras: Daniella Ribeiro, a única mulher eleita senadora pela Paraíba, e  Nilda Gondim, que exerceu o mandato por dois anos após o falecimento do senador José Maranhão. Daniella assina comentário na orelha da obra.  Nailde Panta, segunda suplente de Daniella, chegou a assumir por uns dias o mandato de senadora.

A pesquisa registra ainda outras duas mulheres paraibanas eleitas senadoras pelo estado do Rio Grande do Norte. As sertanejas Fátima Bezerra, atual governadora exercendo o segundo mandato, nascida em Nova Palmeira; e a atual senadora, Zenaide Maia, natural da cidade de Brejo do Cruz. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Julgamentos de feminicídio aumentam em 17%, aponta CNJ

A Justiça brasileira julgou, em média, 42 casos de feminicídio por dia em 2025, um aumento de 17% em comparação ao ano anterior. Ao todo, fo...