sábado, 29 de março de 2025

Professoras autoras de livro sobre temáticas do sistema penitenciário participam de roda de conversa no último dia do evento Mulheres no Centro


As professoras Eliane Aquino  e  Josélia Ferreira, duas das autoras do livro Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba, participaram na manhã desta sexta-feira (28) da Roda de Conversa “Enfrentamento ao Assédio e Ética Profissional”, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Secretaria de Estado da Administração (SEAD), dentro do Evento Mulheres no Centro, alusivo ao Mês da Mulher. A Roda de Conversa foi realizada no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Educação (IFPB), em Jaguaribe.


Quem conduziu a Roda de Conversa foi a Gerente Executiva de Educação Especial, Diversidade, Inclusão, Direitos Humanos, Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais, Aniely Mirtes, da Secretaria da Educação, com o apoio de Tony Neto, integrante de sua equipe.

A abertura do evento coute às professoras Eliane Aquino e Josélia Ferreira que apresentaram o livro Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba, obra lançada pela Secretaria de Estado da Administração no ano de 2024.


As duas educadoras comentaram sobre seus artigos no livro. Josélia pontuou a temática: Do Outro Lado da Moeda, seu projeto de ressocialização realizado na cadeia da cidade de Pombal, ação que se dedicou por nove anos, com os reeducandos produzindo peças artesanais, dentre outras atividades e assim avaliou a conversação: “Tive a honra de participar de um evento inspirador, repleto de trocas valiosas e reflexões sobre um tema essencial. Como uma das autoras dessa obra literária, que vem ganhando destaque desde 2024, foi gratificante compartilhar minha trajetória e meu projeto. Essa experiência reforçou ainda mais a força e a resiliência das mulheres, que seguem vencendo batalhas todos os dias”.

Já a professora Eliane Maria de Aquino, Gerente Operacional de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, discorreu sobre: Educação em Prisões - Perspectiva inclusiva: Relatos de uma Experiência Exitosa. “Durante o evento, pude expressar as experiências exitosas apresentadas no livro que aborda a educação nas unidades prisionais do estado, perspectivas inclusivas dentro do cárcere, visando a transformação do ser pela educação. Investir na educação para pessoas privadas de liberdade tendo um olhar especifico pela ressocialização, é a chave para romper o ciclo da criminalidade, construindo um ambiente mais justo e inclusivo para todos”.



E acrescentou: “Gratidão ao governador João Azevedo, por ter compreendido a educação no espaço prisional como possibilidade de transformação e oportunidades; ao secretário de Educação, Wilson Filho, que vem trabalhando na perspectiva da inclusão; ao secretário da Administração Penitenciária, João Alves, que sem essa parceria, não teríamos caminhado”.  Por fim concluiu: “Como diria Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. 

O professor Almiro Sá, ex-diretor da antiga Escola Técnica Federal da Paraíba, hoje IFPB, prestigiou o evento destacando a importância da educação. Diversas pedagogas e professoras da Secretaria da Educação também participaram da Roda de Conversa.






Um comentário:

Academia Paraibana de Cinema é instalada na Unidade Tambaú da FCJA

Entre os atrativos da Unidade Tambaú da Fundação Casa de José Américo (FCJA), inaugurada na última sexta-feira (28), está a Academia Paraiba...