sexta-feira, 9 de maio de 2025

Secretário da Justiça do Estado do Espírito Santo assume presidência do Consej




O secretário de Estado da Justiça, do Espírito Santo, Rafael Pacheco, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). A escolha foi definida nesta sexta-feira (09), durante a 13ª Reunião Ordinária do Consej, realizada em Alagoas.


O evento reúne gestores e profissionais que atuam no sistema prisional do País, a fim de compartilhar experiências exitosas no setor, bem como discutir ações e promover melhorias na gestão penitenciária e na ressocialização da população presa.


A eleição foi decidida com 16 votos a 9, consolidando a decisão de forma majoritária. Após o resultado da votação, o secretário Rafael Pacheco destacou a importância do Consej para o aprimoramento da administração penitenciária nacional e ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo seu antecessor, o secretário de Estado da Justiça de Rondônia, Marcus Rito.


“Quero destacar, em primeiro lugar, a importância do Consej pela união de esforços e, sobretudo, pela integração que ele representa para o fortalecimento, modernização e inovação da gestão penitenciária do País. Mesmo com realidades distintas, temos no Consej o encontro de objetivos comuns, que é a gestão qualificada de todo o sistema penitenciário nacional. Vamos dar continuidade a esse trabalho, que vem sendo desenvolvido de forma responsável e comprometida por Marcos Rito”, pontuou Rafael Pacheco.


“Fico muito feliz com esse resultado, especialmente, pela certeza de que é um reconhecimento derivado das políticas penitenciárias praticadas no Espírito Santo, por meio de investimentos massivos aplicados pela gestão, coordenada pelo governador do nosso Estado, Renato Casagrande. Tenho a convicção de que podemos, juntos, avançar ainda mais nos debates e ações que potencializam nossa contribuição para a segurança pública do País e nos resultados que entregamos à sociedade”, complementou Pacheco.


O presidente eleito também enfatizou a representatividade do sistema prisional do Espírito Santo no cenário nacional. “No espírito santo, desenvolvemos uma gestão transparente, focada no tratamento penal digno e legal, que busca fortalecer nosso programa de ressocialização, sem esquecer do rigor e eficiência necessários com a segurança e o controle do sistema prisional. São ações pautadas nesses pilares que fazem do nosso Estado uma referência nacional em muitos aspectos e que buscamos aperfeiçoar rotineiramente”, disse Rafael Pacheco.


Também integram a nova diretoria do Consej, Helton Edi Xavier da Silva, secretário de Estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte e Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, secretário de Estado da Justiça do Mato Grosso, como primeiro e segundo vice-presidente, respectivamente.


 Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Julgamentos de feminicídio aumentam em 17%, aponta CNJ

A Justiça brasileira julgou, em média, 42 casos de feminicídio por dia em 2025, um aumento de 17% em comparação ao ano anterior. Ao todo, fo...