quinta-feira, 24 de julho de 2025

ALTERNATIVAS PENAIS - São Luís sedia Conferência Nacional de Monitoração Eletrônica promovida pela SENAPPEN

 


Qualificação e racionalização no enfrentamento do superencarceramento


Nos dias 12 e 13 de agosto de 2025, a cidade de São Luís (MA) será sede da Conferência Nacional de Monitoração Eletrônica, promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP/MA). O evento será realizado no Edifício João Goulart, das 8h às 18h, reunindo autoridades, especialistas, operadores do direito, equipes técnicas e gestores estaduais de todo o país.


Com o tema “Qualificação e racionalização no enfrentamento do superencarceramento”, a conferência integra as ações do Plano Nacional Pena Justa e visa fortalecer o uso estratégico da monitoração eletrônica como ferramenta de política penal eficiente, legal e comprometida com a dignidade do cumprimento da pena.


A programação inclui painéis, mesas temáticas e debates sobre os principais desafios e avanços da política de monitoração eletrônica no Brasil, abordando temas como justiça racial, violência de gênero, equipes multidisciplinares, gestão da informação e aplicação da Resolução CNJ nº 412/2021.


Destaques da programação:


Conferência de abertura: Política Penal, Garantias Fundamentais e o Futuro da Monitoração Eletrônica no Brasil

Palestra institucional da SENAPPEN: diretrizes nacionais e perspectivas no contexto do Pena Justa

Mesa sobre monitoração eletrônica no enfrentamento à violência de gênero

Discussão sobre o papel das equipes multidisciplinares na execução penal

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas via QR Code disponível na arte oficial do evento.

A Conferência reafirma o compromisso do Governo Federal e do Governo do Maranhão com a qualificação da política nacional de monitoração eletrônica de pessoas, orientada pela lógica do desencarceramento, pela excepcionalidade da medida e pela centralidade na pessoa monitorada como sujeito de direitos.

Serviço:


Local: Edifício João Goulart – Av. Pedro II, 220 – Centro, São Luís/MA

Data: 12 e 13 de agosto de 2025

Horário: 08h às 18h


Faça aqui sua inscrição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensiva contra feminicídio e violência doméstica começa nesta sexta-feira (1º) em 2 mil municípios

Operação Shamar conta com efetivo de aproximadamente 50 mil agentes de segurança pública. Serão intensificados o cumprimento de mandados de ...