O que seria do mundo sem pessoas talentosas? Certamente a vida neste planeta teria menos luz. Nós, mortais seres humanos, necessitamos de luz no dia a dia e parte dessas luzes estão em pessoas que inspiram. Claro, não somos perfeitos, temos virtudes e defeitos, porém, nos guiamos pelos bons ventos.
A nossa jovem Polícia Penal da Paraíba tem um exército de pessoas talentosas, homens e mulheres que honram a instituição. Não, não são heróis nem heroínas, apenas cidadãos e cidadãs forjados no profissionalismo e na indispensável pitada de humanismo.
Dezenas, talvez centenas de guerreiros e guerreiras estão escrevendo a história contemporânea de uma Polícia Penal que ainda está surgindo. Por consequência, estamos escrevendo a história da quase centenária Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.
Comemoro aqui e partilho com vocês a boa notícia: a policial penal Cinthya Almeida de Araújo vai receber da Assembleia Legislativa da Paraíba a Medalha de Mérito Penal “Antonio Vital do Rêgo”, uma propositura da Comissão de Direitos da Mulher.
A sessão solene será no dia 25 de agosto a partir das 15h30. Se você estiver de folga marque presença, prestigie a colega. Essas homenagens a pessoas também simbolizam o reconhecimento de nossa categoria. Viva a Polícia Penal da Paraíba! Parabéns Cinthya, parabéns à Polícia Penal da Paraíba.
Perfil da homenageada
Nome: Cinthya Almeida de Araújo
- Graduada em Licenciatura Plena em História – UFPB.
- Pós-graduada em Segurança Pública e Cidadania – FAMEV.
- Policial Penal no Estado da Paraíba – 2009.
- Chefe de farmácia da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves de Abrantes - PB1 – 2009.
- Diretora da Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão: março/2011 - novembro/2016.
- Reconduzida à direção da Unidade em maio/2018 até a presente data.
- Integrante da Comissão de elaboração do Plano Estadual de Atenção às Mulheres Privadas de liberdade e Egressas do Sistema Prisional da Paraíba, sob a coordenação do DEPEN – 2021.
- Palestrante no 1º Fórum de Desenvolvimento, Qualificação Profissional e Boas Práticas no Sistema Prisional - Auditório Nereu Ramos - Câmara dos Deputados, Brasília.
- Palestrante no II Seminário do Sistema Prisional Paraibano. Tema: Os Desafios das Mulheres no Sistema Prisional. SEAPGOVPB.
- Idealizadoa e Gestora do Projeto de Ressocialização Castelo de Bonecas, na Penitenciária Júlia Maranhão, que tem um olhar voltado para produção de peças artesanais valorizando a cultura local, qualificando as mulheres em privação de liberdade, reconstruindo laços através da reaproximação com familiares, além da certificação profissional, entendendo o empreendedorismo como ferramenta de reinserção e transformação social .
- Recebeu alguns votos de aplausos da Câmara Municipal de João Pessoa e da Assembleia Legislativa.
- Foi agraciada com a Medalha Elisio Sobreira, da Polícia Militar da Paraíba.
- Recebeu cinco elogios da SEAP-PB pelos bons serviços prestados.
- Representou a Paraíba na Reunião Consultiva sobre a Aplicação das Regras de Bangkok nos países da América Latina e Caribe - em SAN José na Costa Rica . ILANUD
Por: Josélio Carneiro de Araújo, jornalista, escritor e policial penal


Nenhum comentário:
Postar um comentário