Antiga cadeia da cidade de Guarabira, atual Presídio Regional Vicente Claudino Pontes. De acordo com o historiador guarabirense Percinaldo Toscano que gentilmente cedeu a fotografia para a edição da revista Seap em Ação em outubro de 2021
Cadeia da cidade de Soledade, prédio inaugurado em 1/1/1920 (foto: Policial penal Arthur Marinho)
Por: Josélio Carneiro
Parabéns ao secretário João Alves, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, por criar o Memorial da Polícia Penal ao tempo em que instituiu por meio de portaria a Comissão de Gestão e Curadoria do Acervo.
É fundamental que toda e qualquer instituição zele por seu patrimônio e por sua memória, sua história. Prestes a completar 97 anos no dia 14 de novembro a Seap-PB e a jovem Polícia Penal necessitam deste importante equipamento que documentará e preservará registros históricos.
Parabenizar o amigo policial penal Mazukyevicz por estar à frente desse projeto na condição de presidente da Comissão de Gestão e Curadoria do acervo. Além de Mazukyevicz mais três policiais penais integram a comissão: Thiago Poggi, Mônica Vasconcelos e Josélio Carneiro, editor do blog O Repórter.
Gratidão ao secretário João Alves por designar esse veterano jornalista memorialista para a missão da memória literária e cultural. Ao longo da vida pesquisas no campo da história me fascinam. Ter idealizado, editado e publicado 13 livros até o momento, cinco deles sobre o sistema penal paraibano, me proporciona um impulso imenso na condição de entusiasta que sou nesta temática. Os livros são coleetâneas, artigos e entrevistas de mais de 100 policiais penais e servidores administrativos.
Estou convicto de que toda a equipe sob a presidência do amigo Mazukyevicz está empenhada na construção do Memorial da Polícia Penal e cada servidor da Seap-PB dará sua contribuição na coleta de fotografias, documentos, antigos objetos, para que um dia o memorial seja instalado, inaugurado.
Na bio da Escola de Gestão Penitenciária está disponível no link PARTICIPE DO MEMORIAL VIRTUAL DA POLÍCIA PENAL, formulário para as pessoas enviarem documentos digitais. Participe, colabore com a construção de nosso futuro Memorial da Polícia Penal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário