terça-feira, 23 de setembro de 2025

Na Paraíba, mais de 2.500 pessoas em privação de liberdade estão fazendo as provas do ENCCEJA PPL


Na Paraíba, mais de 2.500 pessoas em privação de liberdade estão fazendo as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA – PPL 2025). As provas foram realizadas nesta terça-feira (23) e se encerram nesta quarta-feira (24).


As provas do ENCCEJA-PPL ocorrem em 62 unidades penais do estado. Já para os egressos do sistema penal, o exame está sendo aplicado na sede da Gerência Executiva de Ressocialização, localizada em João Pessoa.




ENCCEJA-PPL na Paraíba


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), tem fortalecido as políticas de reintegração social através da educação no sistema penal. Um indicador de sucesso é o crescimento expressivo no número de inscritos no ENCCEJA-PPL.


Neste ano, o estado registrou 2.560 candidatos, um aumento significativo em relação aos 2.097 inscritos no ano anterior e aos 2.034 de 2023.


Segundo João Rosas, gerente executivo de Ressocialização, esse crescimento “evidencia o forte crescimento das ações de reintegração social mediante a educação”. Ele explica que o exame, uma iniciativa conjunta da Secretaria Nacional de Políticas Penais e do Ministério da Educação, oferece aos detentos a chance de concluir seus estudos nos níveis fundamental e médio.


A representante estadual da Seap-PB, Maria Samaia Ferreira Belo, atribui o progresso ao “comprometimento demonstrado por toda a equipe da Secretaria, pelos diretores e diretoras das unidades prisionais, policiais penais e docentes da Secretaria de Estado da Educação”. 

___

Ascom-Seap/PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na Paraíba, mais de 2.500 pessoas em privação de liberdade estão fazendo as provas do ENCCEJA PPL

Na Paraíba, mais de 2.500 pessoas em privação de liberdade estão fazendo as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jo...