domingo, 16 de novembro de 2025

INVESTIMENTO - SENAPPEN anuncia assinatura de contrato para construção da Academia Nacional de Polícia Penal



Anúncio histórico foi feito pelo Secretário André Garcia durante o IX Encontro Nacional de Escolas dos Serviços Penais, em Brasília


O Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, anunciou nesta quinta-feira (13), a assinatura do contrato para a construção da Academia Nacional de Polícia Penal, investimento de R$ 121 milhões para a formação dos servidores da execução penal. O anúncio foi feito durante o IX Encontro Nacional de Escolas dos Serviços Penais que ocorre na capital federal.


Com prazo de execução previsto de 38 meses, a futura ANPP foi projetada como um centro de excelência completo. Sua estrutura contempla uma robusta área pedagógica, com salas de aula modernas, auditório e biblioteca, um complexo centro de treinamento tático e físico, que contará com estandes de tiro, áreas para simulações de ambientes prisionais, quadra de esportes e instalações para defesa pessoal. Para dar suporte e receber servidores de todo o país durante os cursos, a obra também contempla amplos alojamentos, refeitório e um bloco administrativo, consolidando a padronização nacional da formação policial penal.


A construção da ANPP é considerada um passo estratégico e fundamental para a consolidação da formação e da carreira dos policiais penais, especialistas, técnicos e demais servidores da execução penal em todo o país. A nova instituição servirá como um centro de excelência nacional, focado na padronização da formação, capacitação e aperfeiçoamento contínuo dos servidores do sistema penitenciário.

O anúncio foi feito pelo secretário André Garcia durante o evento que reúne gestores e representantes de escolas de serviços penais de todos os estados, onde se debatem as diretrizes e os desafios da educação no sistema prisional. A ANPP receberá cursos de formação de instrutores, operações especiais, inteligência e gestão penitenciária, alinhando as práticas de todo o Brasil aos mais altos padrões técnicos e de legalidade.

A construção da academia é uma das metas estratégicas do "Pena Justa" (Plano Nacional para o Enfrentamento do Estado de Coisas Inconstitucionais nas Prisões Brasileiras), que visa reestruturar e modernizar o sistema prisional. A nova instituição servirá como um centro de excelência nacional, focado na padronização da formação e capacitação contínua dos servidores penais.

"Este é um marco histórico de um sonho que começou em 1980 com a concessão do terreno, um desejo de décadas que finalmente estamos realizando. O que torna este projeto tão sólido é que ele não nasceu em uma sala fechada; ele é fruto de um trabalho técnico e colaborativo intenso. Nossa equipe da ESPEN e os engenheiros e arquitetos da DIREX trabalharam juntos para levantar as demandas reais do operador. Portanto, estamos construindo não apenas um prédio, mas um centro de excelência que nasce validado e pronto para unificar a formação em inteligência, gestão e operações especiais em todo o país", comemora Stephane Araújo, Diretora da ESPEN.

"Esta academia será a casa de todos os policiais penais, dos especialistas, técnicos e demais colaboradores que atuam nos serviços penais de todo o país. É o nosso grande ponto de convergência para unificar o conhecimento nacional e transformar a complexa experiência brasileira em expertise de ponta. Não tenho dúvida de que a ANPP será uma referência internacional, com outros países vindo ao Brasil buscar nossas soluções em gestão e operações penais", declara André Garcia.


Divisão de Comunicação da SENAPPEN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INVESTIMENTO - SENAPPEN anuncia assinatura de contrato para construção da Academia Nacional de Polícia Penal

Anúncio histórico foi feito pelo Secretário André Garcia durante o IX Encontro Nacional de Escolas dos Serviços Penais, em Brasília O Secret...