quarta-feira, 25 de junho de 2025

Breves tópicos sobre as origens de nossa Seap-PB


                                       Capa: Naudimilson Ricarte







Por: Josélio Carneiro de Araújo 





Você sabia? A Seap é uma das quatro secretarias pioneiras do Governo da Paraíba. Foi criada em 1928. Na condição de memorialista voluntário da Seap-PB desde meu ingresso no Sistema Penitenciário em julho de 2017, por meio de concurso público, apresento, em comentários, opiniões, alguns tópicos sobre a origem e história de nossa Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba. Todos nós temos a consciência de que preservar a memória é uma decisão acertada e necessária.

No final do ano de 2018, para registrar os 90 anos da Seap, foi publicada a plaquete Seap 90 anos – 1928/2018. Elaboramos essa publicação com o colega Antonio de Almeida Cavalcante, nosso saudoso Almeidinha.

No ano de 2023 nossa secretaria completou 95 anos. Documentamos sua trajetória em novo livro. Além dos tópicos da história em algumas páginas abordamos as ações de ressocialização, a produção de livros e revistas nos últimos anos. 

A Seap foi criada pelo presidente (governador) da Paraíba, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, por meio da Lei nº 656 de 14 de novembro de 1928. Naquele ano presidia o Brasil Washington Luis (1926-1930), último presidente da República Velha. 

Com menos de um mês após sua posse João Pessoa criou a Secretaria do Interior, Justiça e Instrucção Pública - atual Secretaria de Estado da Administração Penitenciária – através da Lei nº 656 de 14 de novembro de 1928.

O então presidente do Estado da Parahyba do Norte, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, nomeou como primeiro secretário da atual Seap José Américo de Almeida.

Nas páginas do livro procuramos mostrar por meio da linha do tempo a trajetória quase secular da secretaria que é regida por princípios básicos e fundamentais de concepções humanísticas, filosóficas, políticas, éticas e sociais. Os livros que idealizamos nos últimos anos sobre o nosso sistema prisional  são coletâneas de artigos científicos ou relatos de experiência escritos por vários colegas policiais penais e servidores administrativos da Seap. Isto eu considero da maior relevância. Uma contrução coletiva sobre nossa instituição. 

Nos próximos comentários vamos trazer os nomes dos cinco secretários que se  tornaram governadores da Paraíba.

Informo aos colegas que o livro está disponível em PDF no site da Seap. Facilito para vocês anexando aqui o link da obra.  


https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-administracao-penitenciaria/arquivos/seap-95-anos-livro-11_12_23.pdf

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Social Paratibe em Ação realiza V Festival Capoeira de Quilombo

Aconteceu neste último final de semana o V Festival Capoeira de Quilombo, realizado pelo Projeto Social Paratibe em Ação, sob a coordenação ...