Por: Josélio Carneiro
Ascom/Seap-PB
Fotos: Josélio Carneiro
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Diretoria de Inteligência Penal, e com apoio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, concluiu nesta sexta-feira (17) o II Encontro Interagências de Inteligência das Regiões Norte e Nordeste, aberto na quarta-feira (15) em João Pessoa, no Centro Cultural Ariano Suassuna, bairro de Jaguaribe.
O blog O Repórter cobriu o evento nos três dias. Confira abaixo as imagens. O evento também teve cobertura jornalística das TVs Cabo Branco e Arapuan, Rádio Tabajara, Jornal A União, portal Oxente, Luiz Mídias, bigpb.com.br, dentre outros meios de comunicação. A Seap garantiu a segurança do encontro por meio da GESIPE com efetivos da Força Tática Penitenciária (FTPEN) e Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE).
O diretor de Inteligência Penal da SENAPPEN, Antônio Glautter, avalia que o encontro cumpriu sua missão e superou as expectativas. Com previsão de 200 participantes dos 16 estados das regiões Norte Nordeste, o evento, que foi marcado pela integração, teve a participação de 298 agentes de inteligência de 21 estados da Federação, representantes de 70 agências de inteligência, reunindo também alguns policiais federais, policiais penais federais e policiais civis.
Segundo Glautter, que é policial federal, o encontro teve o objetivo de debater temas relevantes para a inteligência penitenciária e o combate às organizações criminosas que afetam o sistema prisional e a sociedade em geral. A iniciativa foi promovida pela SENAPPEN por meio da Diretoria de Inteligência Penal em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba.
O secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves, revela: "Acreditamos que este encontro fortalecerá as agências de inteligência penal do Norte e Nordeste o que contribui com avanços no setor de inteligência em todo o sistema penal brasileiro porque as palestras, a troca de conhecimento se multiplicarão no sentido das polícias penais e as forças de segurança como um todo aprimorarem o combate ao crime organizado no Brasil. Todos nós da Seap-PB, nos sentimos honrados por essa oportunidade ímpar em sediar evento de grande importância".
O coordenador da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário da Paraíba, policial penal Emerson Paz, revela que a realização do II Encontro Norte/Nordeste de Agências de Inteligência, "é algo que nos orgulha muito, é um evento de relevância nacional. A Seap-PB e a Polícia Penal do Estado da Paraíba merecem reconhecimento pela organização do evento em colaboração com a SENAPPEN e a Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica Penitenciária, em conjunto com a Diretoria de Inteligência Penitenciária. Todos desempenharam papel fundamental para o sucesso do encontro. Todos os envolvidos estão de parabéns, e o Estado foi amplamente beneficiado pela realização deste evento em seu território".
Na avaliação do gerente da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica Penitenciária, da Seap-PB, João Claudio Sucar, o encontro de fato superou as expectativas, consolidando-se como um dos maiores eventos de inteligência do país. "Embora o foco principal tenha sido a integração das agências das regiões Norte e Nordeste, esta edição demonstrou uma notável amplitude nacional. O sucesso manifestado pelos participantes contribui significativamente para o reconhecimento e a valorização da Polícia Penal. O resultado positivo estabelece um novo patamar para as próximas edições, estabelecendo um padrão de excelência", pontuou.
A policial penal Taise Pereira da Cruz, do Departamento de Polícia Penal do Estado do Pará, palestrante na quinta-feira (16), abordou o tema código de manuais, uma análise da comunicação no Centro de Recuperação Regional de Cáceres, que objetivou apresentar o desenvolvimento da comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Centro de Recuperação Regional de Cáceres, no Estado do Pará, um projeto em constante crescimento. Taíse avalia o encontro: "Em relação ao evento, ele foi excelente, com uma organização impecável. As temáticas abordadas contribuem significativamente para o trabalho das Agências de Inteligência, promovendo uma integração crucial. Esperamos fortalecer essa integração entre as forças de segurança e inteligência, e implementar os mecanismos apresentados de forma eficiente. Desejamos também adotar as melhores práticas observadas nos outros estados e agências", pontuou.
Rodrigo Marques da Nóbrega, 15º Promotor de Justiça Criminal de João Pessoa, com atribuições na execução penal, destaca que a inclusão da Paraíba no calendário de eventos relevantes é motivo de reconhecimento, uma vez que o II Encontro de Inteligência das regiões Norte e Nordeste propicia um debate sobre tema crucial: As organizações criminosas no sistema penitenciário. "A presença de policiais penais, servidores do sistema prisional, membros do Ministério Público e outros profissionais da área, fomenta a integração de temas relevantes, como a questão das organizações criminosas. Entendemos que, na conjuntura atual, o enfrentamento dessa problemática exige a colaboração entre todos os atores envolvidos no sistema prisional. Esses espaços de diálogo permitem a troca de experiências. A oportunidade de interagir com colegas da região Norte e Nordeste possibilita o compartilhamento de conhecimentos e perspectivas. É fundamental compreendermos que todos nós integramos uma única estrutura. Em consonância com sua atuação e com o objetivo de implementar políticas de responsabilização, sem desviar dos princípios fundamentais que regem o sistema penal".
O encontro serviu para fortalecer a Rede Nacional de Inteligência Penitenciária (RENIPEN), um dos setores da SENAPPEN que articula os núcleos de inteligência dos sistemas prisionais estaduais e federais, com foco na melhoria do sistema prisional e no combate ao crime organizado.

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário