segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Assembleia Legislativa entrega à policial penal Cinthya Almeida primeira Medalha de Mérito Penal


                    Cinthya Almeida e a deputada Camila Toscano. Confira mais fotos de Josélio Carneiro,  Aguinaldo Motta e Josy Gomes Murta após o texto.


A Polícia Penal da Paraíba, literalmente, ocupou o plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba. A tropa, representada por algumas dezenas de policiais penais, foi aplaudir a colega Cinthya Almeida de Araújo, diretora da Penitenciária Feminia Maria Júlia Maranhão, que recebeu da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em sessão solene a Medalha de Mérito Penal.  A homenagem foi proposta pela deputada Camila Toscano. O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, prestigiou a sessão solene e parabenizou Cinthya por sua trajetória. 

A deputada Camila Toscano ressaltou que a homenageada vem se destacando muito na gestão do Projeto de Ressocialização Castelo de Bonecas, focado na produção de bonecas de pano e confecções de peças artesanais, valorizando a cultura local e promovendo a capacitação das internas, dando-lhes oportunidade de adquirirem uma nova profissão, bem como exercerem sua cidadania após a saída.

“O trabalho realizado por ela é diferenciado e notável. Tive a oportunidade de presenciar o tratamento dispensado às reeducandas, e compreendo as complexidades envolvidas. Sabemos que muitas mulheres ali são vítimas de violência, e, infelizmente, acabam se envolvendo em atividades criminosas como consequência dessa violência. A diretora Cynthia desenvolve um trabalho singular para promover a reintegração social dessas mulheres”, disse Camila.

Cinthya Almeida de Araújo disse que ser homenageada pelo Poder Legislativo paraibano é motivo de muita alegria e satisfação. “Sinto-me muito honrada, não apenas pelo reconhecimento ao meu trabalho e ao trabalho que desenvolvo na penitenciária, mas também pelo reconhecimento a toda uma equipe. Ninguém alcança resultados sozinho, e contamos com um grupo forte e dedicado. Nossa categoria, como um todo, tem prestado um serviço relevante à sociedade, em todas as unidades prisionais da Paraíba, em atividades como guarda, contenção e ressocialização”, destacou.

Mérito Jornalístico

Cinthya Almeida é a segunda policial penal homenageada pela ALPB em 2025. No mês de abril, o policial penal, jornalista e escritor Joselio Carneiro de Araújo recebeu a Medalha de Mérito Jornalístico Lena Guimarães, proposta pelo deputado Hervázio Bezerra.

O reconhecimento dos deputados estaduais aos talentos da Polícia Penal simboliza a valorização da categoria. Vereadores de várias cidades também têm aprovado e entregue honrarias a policiais penais, homens e mulheres que dignificam a jovem Polícia Penal paraibana. Vamos crer que outras tantas medalhas serão conquistadas por policiais penais nos poderes legislativos da Paraíba, o estadual e os municipais. Com certeza também virão homenagens do Poder Executivo.

Cinthya designou alguns colegas policiais penais para expressarem algumas palavras na sessão transmitada ao vivo pela ALPB. Fabiano Lucas, Anairis Almeida, Emilson Sousa (Selva), Wagner Falcão (presidente da Associação dos Policiais Penais da Paraíba), elogiaram a amiga por seu perfil vencedor.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano, Marielza Rodriguez, demonstrou o carinho que tem pela amiga Cinthya e transmitiu o abraço da primeira dama do estado, Ana Maria Lins.

O coral da ALPB se apresentou e após a sessão solene Cinthya ofereceu no Salão Nobre um coquetel aos convidados.





























































Josélio Carneiro com Assessoria de Comunicação da ALPB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretário da Administração Penitenciária, João Alves, prestigia posse do novo superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Carlos Henrique

  Confira mais fotos no final do texto O novo superintendente regional da Polícia Federal na Paraíba, Delegado de Polícia Federal Carlos Hen...